O camundongo mais famoso do mundo apareceu pela primeira vez em outubro de 1928, no curta “O Vapor Willie”. A Walt Disney Company possui a exclusividade sobre a primeira versão do Mickey Mouse. Porém, essa proteção está com os dias contados.
De acordo com a lei de direitos autorais dos Estados Unidos, personagens e obras artísticas entram em domínio público após 95 anos de seu lançamento. A versão original do Mickey completará a idade em 2023, desta forma, a Disney perderá a proteção de direitos autorais sobre o personagem a partir de 1° de 2024.
Entretanto, o uso público terá limitações, uma vez que o personagem passou por muitas transformações desde sua criação. Portanto, a única versão que será de domínio público é a primeira, todas as demais continuarão sob proteção até que completem 95 anos.
Personagens públicos – Em janeiro deste ano, o Ursinho Pooh, que pertence à Disney, também entrou em domínio público.
O famoso detetive Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle, é outro exemplo. Em solo norte-americano, a maioria das histórias do personagem está em domínio público. Enquanto, outras permanecem sob proteção da lei.
Já no Reino Unido, a proteção é mais curta – dura 70 anos. Logo, todas as histórias de Holmes perderam a exclusividade.
Fonte: Estadão. Foto: Reprodução.
PODCAST
Minha Jornada: Piero Contezini e o case da Asaas





