Durante as conferências IEEE IROS,em Detroit, nos EUA, a Disney apresentou sua nova criação, um robô bípede, que mesmo ainda sem nome definido surpreendeu o público. A máquina é baseada no BD-1, do videogame Star Wars Jedi: Fallen Order, de 2019 e para se tornar mais amigável e atraente, é capaz de reproduzir alguns comportamentos caninos.
Seu corpo é compacto e quadrado, com um par de pernas invertidas e uma cabeça achatada com olhos, ele possui uma lanterna montada na têmpora e pequenas antenas. A tecnologia é resultado de um grande esforço da marca em desenvolver este tipo de projeto, a Disney se caracteriza agora como capaz de programar robôs que andam com marcha e características de linguagem corporal exclusivas em meses.
Sua linguagem corporal é uma poderosa ferramenta de comunicação, quando o robô está curioso, por exemplo, ele inclina a cabeça. É possível que em algum momento a criação faça parte da “equipe de funcionários” dos parques temáticos da companhia. O processo de desenvolvimento deste projeto é muito relevante para todos os tipos de robôs, mas principalmente os humanóides.
Fonte: Época Negócios / News Atlas. Foto: Divulgação.





