A plataforma digital DigiFarmz, que auxilia no manejo fitossanitário, venceu a Like a Boss + Get in the Ring na CASE & Startup Summit 2K20. A final da competição aconteceu nesta sexta-feira, dia 23, último dia de programação do evento, considerado o maior do setor da América Latina.
Para o cofundador da agetch Alexandre Chequim, o grande destaque de vencer a competição é colocar o setor em evidência. “Foi sensacional, pois vencendo a Like a Boss + Get in the Ring a gente gera um impacto muito forte lá na ponta”, comenta. O empreendedor destaca, ainda, que o sucesso desta jornada em busca de aumentar a produtividade e rentabilidade dos produtores com menor impacto ambiental retorna diretamente para o meio urbano, além de fortalecer a agricultura familiar.
Durante a competição – promovida pelo Sebrae Nacional e Grupo Rede+ com o apoio da a Uglobally, Startadora, AWS e IE University -, as oito startups concorrentes participaram de batalhas em um “ringue” virtual e realizaram pitches sobre diversos temas que demonstram o atual cenário da empresa e as projeções para o futuro. Na etapa final, a agtech enfrentou a Ai Robots em apresentações de um minuto para banca avaliadora que contou com investidores e especialistas.
“A gente entende que foi uma disputa com outras startups extremamente boas e uma banca avaliadora qualificada, com profissionais que admiramos muito”, diz Chequim.
Junto com o título de grande vencedora, a DigiFarmz recebeu duas sessões de mentoria com a Statadora. A agtech também será a representante brasileira na final do Get in the Ring Internacional. A etapa mundial acontecerá em fevereiro no Canadá.
DigiFarmz – A plataforma digital auxilia produtores, técnicos e agrônomos a tomarem as melhores decisões para o manejo das doenças da soja. Por meio de sua solução, a startup combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros para apresentar recomendações inteligentes aos usuários.
Mercado – Não é novidade que o setor da agricultura move boa parte da economia brasileira e mundial. Entretanto, o mercado vem se aprimorando e se aliando a tecnologia cada vez mais. “O agro está no dia a dia de muitas pessoas e ele está passando por uma reformulação muito grande do ponto de vista de sustentabilidade, e o digital entra como uma luva”, destaca o empreendedor.
A análise de Alexandre Chequim se reflete em números. Atualmente a agtech atende em torno de 200 mil hectares de lavouras de todos os portes, no Brasil e no Paraguai. O dado representa um crescimento de 250% em relação à safra anterior.
Para a próxima safra, Chequim revela que a DigiFarmz está se preparando para escalar a operação nos dois países onde atua, além de ampliar a venda direta e parcerias estratégicas. A agtech também irá oferecer sua solução para outras culturas, como milho e trigo.
PODCAST STARTUP LIFE
Vida de desenvolvedor [com Lucas Montano e Paulo Silveira (Alura)]





