Solo fértil tanto para a criação quanto para amadurecimento de empresas de base tecnológica, o ecossistema de Minas Gerais se destaca no país. No estado, surgiram grandes cases como Méliuz, Hotmart, Rock Content, Take, Sympla, Trybe e Samba Tech. E, quem são as pessoas que constroem esse cenário tão promissor? Descubra o perfil dos empreendedores mineiros agora!
O MinasTech Report, realizado no ano passado pela empresa de inovação Distrito, analisou 782 startups mineiras. As empresas foram categorizadas em 34 setores, mostrando a diversidade de verticais no estado. A pesquisa também apontou as empresas que mais se destacam, são elas: Sólides e Siteware, além das já citadas Méliuz, Rock Content, Sympla, Take, Trybe, Samba Tech, e Hotmart.
Empreendedores mineiros – Quando analisamos os empreendedores deste seleto grupo, apontado pela Distrito, 95% são homens e apenas 5% mulheres. O fundador da Samba Tech, Gustavo Caetano, é um dos mais populares. Atualmente, ele conta com 614.389 seguidores no LinkedIn.
A pesquisa aponta, também, que a maioria destes founders (65%) já haviam empreendido anteriormente. O restante (35%), está em sua primeira empresa. A média de experiência até criar sua startup é de 7,8 anos.
Já em relação a formação, 35% dos empreendedores possuem graduação, 25% MBA, 20% educação executiva, 10% mestrado e 10% doutorado. Sessenta por cento são oriundos da área de exatas, contra 40% das humanas.
Com ensino de qualidade, as universidades mineiras são predominantes na formação dos empreendedores: 65% estudaram da UFMG, enquanto 20% foram formados pela PUC-MG, 10% na UEMG e 5% em outras.
PODCAST
Conheça o Ecossistema de Minas Gerais





