A afirmação da recém-empossada ministra dos Esportes, Ana Moser, sobre os jogos eletrônicos integrarem a “indústria do entretenimento” repercutiu entre os jogadores, streamers e donos dos times competitivos. A ministra também declarou que a pasta não tem previsão de investimentos na modalidade.
Para o campeão mundial de CS:GO, Gabriel Toledo (conhecido como FalleN), é necessário existir o diálogo entre a comunidade e-sports e o poder público. Em entrevista, Toledo comentou que o posicionamento do ministério pode atrasar as conquistas da modalidade. “Eventualmente, cedo ou tarde, a gente vai precisar ter algumas regulações para o esporte eletrônico no país. São coisas que já estão acontecendo em outros países. Quem sabe com diálogo e apresentando ideias seja possível mostrar uma outra faceta, porque eu acho que é importante, sim, ter ações reguladas, que abram oportunidades para fazer coisas bacanas nos e-sports, leis que ajudem os profissionais, os atletas que estão vindo, leis que ajudem as empresas a também investirem neste mundo”, comentou.
Outros grandes nomes dos e-sports também se manifestaram a respeito da declaração da ministra. A apresentadora de competições Nyvi Estephan defende outra alternativa. Para ela, o setor não deve ficar submetido à pasta dos esportes, e que seria melhor aproveitada em outra área do Governo, como no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Fonte: Agência O Globo. Foto: Divulgação.





