Com 99Moto, motociclistas parceiros fazem ganhos extras em busca de liberdade financeira

A quantidade de usuários ativos da categoria aumentou em 10 vezes nacionalmente desde o lançamento da modalidade, em janeiro de 2022

Com 99Moto, motociclistas parceiros fazem ganhos extras em busca de liberdade financeira Com 99Moto, motociclistas parceiros fazem ganhos extras em busca de liberdade financeira

Motivos de orgulho não faltam para os motociclistas parceiros do 99Moto, categoria de transporte de passageiros via motocicletas intermediado pela 99. A lista de satisfação inclui opções de aumento de ganhos, flexibilidade para escolha de horários e dias para trabalhar e autonomia.

Para Jefferson Monteiro, de 38 anos e motociclista parceiro 99Moto, trabalhar de forma autônoma possibilita a ele ter tempo para cuidar de sua família, em Macaé, no Rio de Janeiro.

Jefferson é um dos milhões de brasileiros e brasileiras lembrados neste Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho. A data marca a importância dos profissionais que se locomovem a diferentes destinos em duas rodas e têm nessa atividade uma opção de fonte de ganhos extras ou exclusivos. O 99Moto, escolha de parceria feita por Jefferson para transportar passageiros, está presente em mais de 3.300 cidades brasileiras, gerando ganhos e promovendo uma opção de transporte mais acessível a mais de 40 milhões de pessoas.

Jefferson é um motociclista parceiro do 99Moto desde o início do serviço, em 2022. “Atualmente, eu rodo apenas usando o 99Moto. Costumo fazer cerca de 40 a 50 corridas por dia e, assim, consigo ter bons ganhos com a plataforma. “Hoje, é a minha principal fonte de renda”, afirma.

Ele começou trabalhando com aplicativos de delivery de comida, mas enxergou mais oportunidades nos apps de mobilidade. Pai de um menino, ele sente que consegue conciliar bem a vida de motociclista com a paternidade.

“Anos atrás, cheguei a trabalhar para algumas empresas, mas saí desse ramo e decidi entrar nos aplicativos, pois acho muito mais vantajoso por ter mais autonomia em questão de horários e posso ser meu próprio chefe”, relata o motociclista

Impacto da categoria na mobilidade urbana

A quantidade de usuários ativos na categoria 99Moto aumentou 10 vezes desde seu início, em janeiro de 2022. O serviço, muitas vezes, é utilizado de forma complementar ao transporte público, para acesso rápido a terminais e estações, possibilitando a integração com outros meios de transporte e o acesso a outros modais, como carros e ônibus. A conexão com o transporte coletivo possibilita que o acesso ao sistema de mobilidade seja mais fácil, rápido e inclusivo para as pessoas que moram em locais mais distantes dos centros.

De acordo com dados da 99, 66% das corridas do 99Moto, em média, foram realizadas fora das regiões mais ricas nas principais capitais onde o serviço opera. Porto Alegre é a capital com mais viagens com trajetos fora das regiões de maior renda, sendo 73% nas periferias. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro ( 71%), Recife (66%), Belo Horizonte (64%), Manaus (63%) e Salvador (60%). Para a realização do estudo, foram analisados dados dessas capitais com os critérios de faixas de renda definidos pelo IBGE.

O impacto positivo socioeconômico do 99Moto também foi medido pela empresa. Desde janeiro de 2023, foram auferidos mais de R$1 bilhão em ganhos pelos motociclistas parceiros.

Segurança e transparência são prioridades

Motociclistas parceiros e passageiros contam com mais de 50 ferramentas de segurança, como verificação de cadastro, dispositivo para compartilhar rota, avaliação e verificação dos condutores do 99Moto e cobertura de seguro durante as viagens, entre outras que tornam as corridas mais seguras para todos.

Resultado de todas essas iniciativas é que 99,99% das corridas ocorrem sem incidentes de segurança, graças a esses recursos oferecidos. Além disso, os motociclistas parceiros do 99Moto recebem, regularmente, pelo app, materiais educacionais, com explicações sobre regras de trânsito e direção defensiva, visando promover uma condução mais segura. O 99Moto também é a única plataforma a fornecer aos motociclistas parceiros dados dos passageiros, como a frequência de uso do aplicativo e a foto de perfil.

Essas e outras vantagens, como a verificação de 100% dos passageiros, ajudam Jefferson a correr em segurança. Em um ano e dois meses trabalhando somente com 99Moto, o motociclista parceiro sente essa segurança tanto de dia quanto no período noturno. “Geralmente inicio minha jornada cedo e vou até o fim do dia, mas já rodei de noite. Nesse tempo, faço pausas para almoçar e tomar café, além de ver minha família”, comenta.

Além das iniciativas tecnológicas, a 99 também foca na conscientização sobre as medidas para um trânsito mais seguro e o incentivo ao cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro por meio do Guia da Comunidade. Com a ampliação de opções de mobilidade, a 99 incluiu no documento orientações específicas para passageiros que utilizam a motocicleta como meio de locomoção, com o objetivo de aprimorar a segurança e a experiência dos usuários.

Foto: Divulgação.