Já utilizada por uns clubes mundo afora, como o Liverpool, a inteligência artificial (IA) pode ser implementada também pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o atual chefe da arbitragem da entidade, o ex-árbitro Leonardo Gaciba, a tecnologia poderá ser utilizada na formação de árbitros.
Em entrevista ao jornal Estadão, Gaciba revelou que a entidade estuda adotar óculos de realidade virtual turbinados com inteligência artificial para simular partidas. Para o ex-árbitro, entre os benefícios estão a redução de custos e a melhora na logística. Atualmente, os treinamentos envolvem deslocamentos de seis times inteiros para Águas de Lindóia, em São Paulo. “Quando a IA for adotada, os jogadores convocados para os treinamentos da arbitragem serão desnecessários”, diz Gaciba.
Com o uso da tecnologia, os aspirantes a árbitros teriam também a possibilidade de treinar em qualquer campo do país, incluindo os de suas próprias cidades. A versão com IA poderia, ainda, emular as qualidades de jogadores profissionais, que têm nível técnico e físico superiores aos dos jogadores que participam dos treinos.
A data para o lançamento deste novo formato de treinamento não foi revelada por Gaciba, assim como o custo de sua implementação.
Fonte: Estadão. Foto: Divulgação.





