Os testes de entregas do Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) com caminhões autônomos começaram nesta terça-feira, dia 21. Durante duas semanas, o formato vai ser testado em três estados do sudoeste do país. A iniciativa, parceria entre a USPS e a TuSimple, é um passo à frente no esforço para comercializar a tecnologia para o transporte de cargas.
Segundo a TuSimple, startup de San Diego, veículos autônomos começaram a transportar correspondências entre as instalações do USPS nas cidades de Phoenix e Dallas. O objetivo é verificar se a tecnologia pode melhorar os prazos e custos de entrega. Um motorista de segurança sentará ao volante para intervir, caso necessário, e um engenheiro ficará no banco do passageiro.
O programa piloto envolve cinco viagens de ida e volta, totalizando mais de 3.380 quilômetros ou cerca de 45 horas de condução. Os caminhões vão rodar nas principais estradas interestaduais e passarão pelos Estados de Arizona, Novo México e Texas. Porém, não foi informado se o serviço vai continuar após os testes.
O custo do programa-piloto não foi divulgado. A porta-voz da USPS, Kim Frum, informou que nenhum dinheiro de imposto foi usado e que a agência depende da receita de postagem e outros produtos. A startup já levantou US$ 178 milhões em financiamento privado, inclusive da fabricante de chips Nvidia e da empresa chinesa de mídia online Sina.





