Brasil registra número significativo de MEIs, diz IBGE

O percentual já representa 69,7% das empresas formais em atividade

Brasil registra número significativo de MEIs, diz IBGE Brasil registra número significativo de MEIs, diz IBGE

Atualmente, o Brasil possui 13,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI) registrados. Segundo dados da pesquisa “Estatísticas dos cadastros de Microempreendedores Individuais” realizada pelo IBGE, 53% foi aberta nos últimos três anos. Os MEIs configuram uma grande parcela de empresas de profissionais formais, cerca de 69,7% das empresas ativas no país são MEI. 

O estudo analisou os dados e teve como base o cruzamento de informações do Simples Nacional, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Cadastro de pessoa física (CPF), RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e CEMPRE (Cadastro Central de Empresas). Thiego Ferreira, gerente da pesquisa do IBGE, explicou que o aumento significativo na abertura de MEIs é uma consequência da necessidade de recomposição de renda dos trabalhadores nos últimos anos. Em 2020, 480 mil empregos com carteira assinada fecharam. 

As principais atividades econômicas desenvolvidas pelos microempreendedores individuais englobam serviços de beleza, comércio varejista, restaurantes, atividades de publicidade, entre outros. Quase 15% dos MEIs continuam atuando no mercado formal de trabalho. Os dados revelam que os estados com mais MEIs registrados são São Paulo, com 3,6 milhões, Rio de Janeiro, com 1,5 milhão, Minas Gerais, com 1,5 milhão, Paraná, com 825,8 mil e Rio Grande do Sul, com 799,1 mil.  

O número de microempreendedores individuais vem aumentando cada vez mais no Brasil, representando significativamente as empresas formais. Analisando o levantamento do IBGE, pode-se dizer que muitos indivíduos foram beneficiados pelo MEI em diferentes segmentos por todo o Brasil, principalmente após a pandemia. A tendência é que este número continue crescendo.

Fonte: Exame. Foto: Divulgação.