O diretor de regulação do Banco Central (Bacen), Otávio Damaso, afirmou nessa semana que o mecanismo de governança do open banking será de “autorregulação assistida”, mas que a autoridade monetária poderá regular o tema caso entenda necessário. A afirmação foi feita durante uma videoconferência da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Segundo ele, “Se a coisa não andar da forma como o Banco Central quer, ou qual expectativa que a gente tem em relação ao open banking, naturalmente a gente sempre vai ter a prerrogativa de trazer isso para a regulação”.
Segundo a agência de notícias Reuters, quando questionado sobre as novas entidades em virtude da terceira fase do open banking, que envolve iniciador de pagamento e encaminhador de proposta de crédito, ele afirmou que uma instrução adicional acerca do tema será publicada posteriormente, contendo o detalhamento sobre esses players.
A terceira fase do open banking prevê que os cliente de bancos poderão receber ofertas de crédito de instituições concorrentes.
Fonte: Reuters. Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo.





