O Banco Central (Bacen) passou para o dia 30 de junho de 2022 o prazo para que os participantes do open banking definam sua estrutura definitiva. A data inicial era 25 deste mês. De acordo com a autarquia, a prorrogação foi motivada pelas lterações do cronograma das fases iniciais de implementação do open banking e também pelo aumento do seu escopo, com a inclusão de produtos como investimentos e seguros.
“A definição desse novo prazo tem como objetivos possibilitar o direcionamento dos esforços de curto prazo do mercado à implementação das fases e, ao mesmo tempo, possibilitar um maior amadurecimento do mercado quanto ao modelo a ser adotado, tendo em vista esse escopo mais amplo de dados e serviços”, disse o Bacen em nota.
Com o open banking, clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações. Desta forma, os clientes terão a possibilidade de procurar bancos e incentivar a competição por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.
PODCAST
Trabalhadores de aplicativos somam 1,4 milhão no Brasil





