A startup catalã Vilynx foi comprada pela Apple. A empresa com sede em Barcelona é especializada em inteligência artificial (IA) avançada e tecnologia de visão computacional. A solução pode ajudar a fabricante do iPhone a melhorar sua própria IA, em uma série de aplicativos e serviços.
O negócio foi fechado por cerca de US$ 50 milhões, segundo informações publicadas pelo portal Bloomberg. A companhia comandada por Tim Cook está mantendo o escritório de Vilynx em Barcelona e planeja transformá-lo em um dos seus principais centros de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial no velho continente.
Com tecnologia baseada em IA, a solução desenvolvida pela Vilynx é capaz de analisar o conteúdo visual, de áudio e texto de um vídeo para entender o que o ele mostra. A startup usou essa tecnologia para criar “tags” para o vídeo, tornando-o pesquisável.
A expectativa de especialistas no setor é que a Apple aplique a tecnologia à assistente digital da empresa, Siri, e sua pesquisa. Outras alternativas de utilização, como mecanismo de recomendação para seus aplicativos de TV e notícias, também são especuladas.
Fonte: Bloomberg. Foto: Divulgação.
PODCAST STARTUP LIFE
Vida de desenvolvedor [com Lucas Montano e Paulo Silveira (Alura)]





