A Amazon está investindo pela primeira vez em tecnologia de captura direta de poluição do ar e se comprometeu a comprar 250 mil toneladas de créditos ao longo de dez anos. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, dia 12. A empresa vai comprar os créditos de captura direta da usina 1PoitFive, no Texas, a instalação está sendo desenvolvida pela subsidiária da petrolífera Occidental, Oxy Low Carbon Ventures.
Diversos cientistas acreditam que a extração de bilhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano é a única forma de cumprir o Acordo de Paris, da ONU, para redução de mudanças climáticas ocasionadas pela queima de combustíveis fósseis. Apesar das soluções tecnológicas não serem comprovadas em custo e escala que permitam uma implantação global, as grandes empresas de tecnologia estão apoiando a ação.
A pegada de carbono da Amazon equivale a 71,27 milhões de toneladas de dióxido de carbono no último ano, incluindo as emissões do Escopo 3, geradas indiretamente a partir de fontes que a empresa não controla ou possui, emissões formadas por viagens de avião realizadas por funcionários, como por exemplo. A companhia vai utilizar os créditos para ajudar na meta de emissões líquidas zero de carbono até 2040. Não foram divulgados detalhes financeiros da ação.
Fonte: Terra. Foto: Divulgação.





