Amazon investe pela primeira vez em tecnologia de captura direta de CO2 do ar

A ação ajudará a cumprir a meta de emissões líquidas zero de carbono até 2040

Amazon investe pela primeira vez em tecnologia de captura direta de CO2 do ar Amazon investe pela primeira vez em tecnologia de captura direta de CO2 do ar

A Amazon está investindo pela primeira vez em tecnologia de captura direta de poluição do ar e se comprometeu a comprar 250 mil toneladas de créditos ao longo de dez anos. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, dia 12. A empresa vai comprar os créditos de captura direta da usina 1PoitFive, no Texas, a instalação está sendo desenvolvida pela subsidiária da petrolífera Occidental, Oxy Low Carbon Ventures. 

Diversos cientistas acreditam que a extração de bilhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano é a única forma de cumprir o Acordo de Paris, da ONU, para redução de mudanças climáticas ocasionadas pela queima de combustíveis fósseis. Apesar das soluções tecnológicas não serem comprovadas em custo e escala que permitam uma implantação global, as grandes empresas de tecnologia estão apoiando a ação. 

A pegada de carbono da Amazon equivale a 71,27 milhões de toneladas de dióxido de carbono no último ano, incluindo as emissões do Escopo 3, geradas indiretamente a partir de fontes que a empresa não controla ou possui, emissões formadas por viagens de avião realizadas por funcionários, como por exemplo. A companhia vai utilizar os créditos para ajudar na meta de emissões líquidas zero de carbono até 2040. Não foram divulgados detalhes financeiros da ação.

Fonte: Terra. Foto: Divulgação.