Alemanha pede à União Europeia regulamentação do Twitter

Oscilações nas regras da rede social preocupam o governo alemão

Alemanha pede à União Europeia regulamentação do Twitter Alemanha pede à União Europeia regulamentação do Twitter

Nesta quinta-feira, dia 22, a Alemanha solicitou à União que considere a regulamentação do Twitter. O pedido chega após decisões “abruptas” e “arbitrárias” desde que Elon Musk assumiu o comando da rede social.

Nos últimos dias, a empresa norte-americana introduziu uma nova regra que proíbe a promoção de redes sociais concorrentes. Com a diretriz, o Twitter quer remover contas de usuários que mencionarem páginas do Facebook, Instagram, Mastodon, entre outras.

Na carta que Giegold também postou no Twitter, ele também indicou que a Comissão deveria fazer uma análise jurídica o mais rápido possível para declarar o Twitter um gatekeeper sob a nova Lei de Mercados Digitais do bloco comunitário. Neste contexto, os gatekeepers são empresas como Google ou Facebook, que ocupam uma posição particularmente forte no mercado, o que as torna sujeitas a certas exigências, como restrições ao tratamento de dados pessoais dos usuários.

Essa classificação europeia responde a critérios objetivos, como capitalização na Bolsa e volume de negócios na Europa da empresa afetada, e não a uma apreciação política.

Fonte: APF. Foto: Jeff Chiu/AP.