Celebrado nesta terça-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta e conquistas das mulheres por direitos e condições de igualdade entre homens e mulheres. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1975.
Quarenta e sete anos depois, ainda são grandes as desigualdades enfrentadas por mulheres, sobretudo, no mercado de trabalho. Quando analisamos o ecossistema de tecnologia e inovação, encontramos uma disparidade de gêneros acentuada e uma evolução lenta neste quadro.
Dados levantados pelo Female Founders Report mostram que apenas 4,7% das startups foram fundadas por mulheres e outros 5,1% possuem fundadores de ambos os gêneros. O estudo foi realizado em 2021 pela Distrito, em parceria com a B2Mamy e Endeavor.
Por outro lado, a pesquisa aponta que empresas de base tecnológica que contam com a presença feminina em seu quadro societário têm resultados 25% melhores do que as demais. E para incentivar ainda mais a presença feminina, listamos cinco empreendedoras de sucesso que estão fazendo o ecossistema brasileiro crescer cada vez mais. Inspire-se nelas:
Ana Fontes
Empreendedora Social, Ana Fontes fundou a RME – Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. Ela foi eleita como uma das 20 mulheres mais poderosas do país pela Forbes em 2019 e Linkedin Top Voices 2020.
Ana também é delegada líder do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20, co-fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, pesquisadora de Gênero, além de especialista em empreendedorismo feminino.
Camila Nasser
A empreendedora é co-fundadora e CEO do Kria. Fundada em 2014, a plataforma foi a primeira plataforma brasileira a realizar uma oferta pública de investimento no mercado de capitais privado, por meio de uma rodada de
Dani Junco
Mãe do Lucas, Dani Junco fundou a B2Mamy há quase seis anos. O hub de inovação é focado em tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente por meio de educação, pesquisa e comunidade. Dani também é investidora anjo.
Mariana Ramos Dias
CEO e co-fundadora da Gupy, Mariana possui mais de 10 anos de experiência no mercado de inovação. A executiva já foi premiada pela ANEFAC como Profissional do Ano 2020 e finalista do prêmio Mulheres que Transformam, da XP.inc, além de ser investidora anjo de startups fundadas por mulheres.
A Gupy conta também a Bruna Guimarães, que é COO e co-founder da empresa.
Nina Silva
Executiva da área de Tecnologia da Informação, Nina possui mais de 20 anos de experiência no segmento de Produtos e Serviços de TI em empresas nacionais e multinacionais, além de Gestão de equipes em Rollouts, Implementações, Melhorias e Suporte.
Nina é fundadora e CEO da fintech D’Black Bank e do Movimento Black Money, e conselheira da Lady Driver e do hub Wishe Capital. A empreendedora foi eleita a mulher mais disruptiva do mundo pelo Women in Tech Global Awards 2021.
PODCAST
Minha jornada: Adriana Bombassaro e o case FASTBUILT