Por Cristiano Freitas*
Quem trabalha com investimentos ou quer ingressar nesse universo sabe bem que uma startup pode render bons frutos, que vão além da sua rentabilidade. Saber o valuation de startups é determinante para definir quem merece as aplicações. A lucratividade, a patente de uma ideia inovadora e uma marca forte no mercado são grandes atrativos para os investidores, mas tudo depende do resultado do valuation.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.
O que é o valuation de startups?
O valuation de startups é um processo de diagnóstico que visa determinar qual o valor econômico justo para uma empresa, com base nos conceitos aplicados em cada técnica de análise escolhida para se chegar a esse resultado. Essa avaliação traz inúmeros benefícios, no entanto, por todo o contexto em que uma startup está inserida, descobrir o seu valor de mercado é fundamental para a captação de investimentos. Um bom valuation funciona como um mecanismo para atrair investidores.
Como o valuation ajuda a atrair investidores?
Quando falamos em investimento para startups, estamos falando em um valor expressivo em dinheiro. O valuation, então, promove a segurança necessária para que esses investidores possam injetar seu capital. De certo modo, uma startup opera em um cenário de incertezas, o que não significa que um investimento seja feito às cegas. É preciso que o negócio seja avaliado, revelando seu verdadeiro potencial em relação ao lucro gerado e ao tempo que vai levar para isso acontecer.
Vale lembrar de que preço e valor não são sinônimos. Enquanto o preço é o montante exigido por uma fatia do negócio, o valor está relacionado com a importância da ideia promovida por essa startup. Nesse universo, o valor pode assumir a função do preço. O valuation, então, revela quanto vale uma startup de acordo com suas características e não o preço de negociação.
Como é calculado o valor de uma startup?
Há mais de uma técnica que pode ser aplicada para descobrir o valuation de startups. Trouxemos dois exemplos, um mais simples e outro mais complexo. Entenda.
Soma de ativos ao lucro líquido
O método é utilizado com foco nas finanças de uma startup e, por isso, é considerado um dos mais simples: basta somar os ativos ao lucro, utilizando os valores obtidos no último balanço fiscal realizado. O modelo é recomendado para as startups de pequeno porte, que atuam a pouco tempo e tem no máximo dois sócios.
Venture Capital
O método de venture capital, ou capital de risco, é um pouco mais complexo e indicado às empresas que já operam a um tempo significativo. Startups mais consolidadas e com um faturamento definido devem optar por esse modelo, cujo objetivo é avaliar se vale a pena ou não investir em uma ideia.
A aplicação do venture capital parte de quatro informações:
- expectativa de investimento;
- estimativa de faturamento anual;
- projeção de receita para o ano de resgate do investimento;
- expectativa de margem líquida para esse mesmo período.
Agora que você já sabe como aplicar o conceito de valuation de startups e sua importância, escolha o método adequado para a sua empresa e atraia grandes investidores!
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*Freitas é CEO da Syhus, escritório de Contabilidade para Startups e Empresas de Tecnologia. Para falar com o time de especialistas da Syhus entre em contato.