O que é PLR?

Benefício deve ser considerado bonificação

Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é um benefício concedido pela empresa aos funcionários em forma de bonificação,  através dos lucros e resultados que a empresa obteve. No programa, podem ser levados em conta os índices de produtividade, a qualidade ou lucratividade da empresa e os programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente. Não basta a empresa atingir os resultados e objetivos, a empresa também tem que obter lucro.

A PLR deve ser negociada entre a empresa e os funcionários, seguindo uma convenção coletiva ou um parâmetro escolhido por uma comissão paritária escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria.

A PLR não é uma obrigação legal. No entanto, se os sindicatos dispuserem da sua obrigatoriedade em acordos ou convenções coletivas, a mesma deverá ser implementada. Uma vez que isso aconteça, todos os empregados da empresa têm direito à bonificação, sem exceção.

Não existe um valor pré-estabelecido a ser pago pela empresa. Os valores variarão de acordo com as metas atingidas, níveis hierárquicos e cargos. A PLR não possui natureza salarial, não incidindo sobre encargos previdenciários e trabalhistas.

Quando o funcionário pede demissão ou é demitido sem justa causa, ele deverá receber o PLR de acordo com os meses trabalhado pela empresa.