Reguladores brasileiros pedem que WhatsApp adie mudança em política de privacidade

Empresa deve enviar uma resposta até segunda-feira

Reguladores brasileiros pedem que WhatsApp adie mudança em política de privacidade Reguladores brasileiros pedem que WhatsApp adie mudança em política de privacidade

O WhatsApp recebeu a recomendação de reguladores brasileiros para adiar a data de vigência da nova privacidade. A mudança está prevista para entrar em vigor no próximo dia 15.

A nota conjunta emitida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ministério Público Federal (MPF), Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) solicita que antes da atualização da política de privacidade, o Facebook e o WhatsApp tomem providências sobre o acesso dos usuários à plataforma. 

Relevada em janeiro deste ano, a nova política de privacidade do aplicativo de mensagem autoriza o compartilhamento de informações com as empresas do Facebook. Após muita polêmica sobre a medida, a empresa optou por prorrogar a entrada em vigor da mudança.

No texto enviado nesta sexta-feira, dia 7, os reguladores recomendam que o WhatsApp deixe de restringir o acesso de usuários que não aderirem à nova política às funcionalidades do aplicativo, e que o acesso aos conteúdos de mensagens e arquivos seja mantido.

Os reguladores solicitaram, ainda, que até lá o Facebook não compartilhe dados obtidos a partir do WhatsApp baseado nas mudanças da política de privacidade. O documento cobra uma resposta sobre as recomendações até segunda-feira, dia 10. 

Também por meio de nota, o WhatsApp afirmou que “passou os últimos meses fornecendo mais informações sobre essa atualização para todos os usuários ao redor do mundo” e que “a maioria das pessoas notificadas aceitaram a atualização”.

De acordo com a empresa, aqueles que ainda não aceitaram a atualização não terão suas contas apagadas ou perderão a funcionalidade no dia 15 de maio deste ano, O WhatsApp afirmou que continuará enviando notificações nas próximas semanas.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Vida de CFO