Procon de São Paulo notifica WhatsApp

Instituição pede explicações sobre a sua nova política de privacidade

Procon de São Paulo notifica WhatsApp Procon de São Paulo notifica WhatsApp

O Facebook foi notificado pelo Procon de São Paulo a explicar sobre a atualização da política de privacidade do seu aplicativo Whatsapp, que prevê o compartilhamento de dados dos usuários com empresas parceiras da companhia. A instituição pede que a empresa de Mark Zuckerberg informe detalhadamente o seu enquadramento da política de privacidade à Lei Geral de Proteção de Dados e também ao Código do Consumidor.

A nova política iniciará dia 8 de fevereiro e para continuar a usar o aplicativo é obrigatório aceitar as condições. Entre os dados pessoais que poderão ser compartilhados constam, de acordo nova política de privacidade do aplicativo, estão: número de telefone e outros dados registrados na conta; informações sobre o aparelho do telefone (marca, modelo, empresa de telefonia, número de IP; dados sobre a navegabilidade na ferramenta como tempo de uso e quando o usuário está no modo “online” e fotografia do perfil do usuário. 

Outro questionamento feito ao Facebook é em relação ao tratamento diferenciado entre os consumidores europeus e brasileiros. Os protocolos de compartilhamento de dados de consumidores europeus foram alterados, no sentido de resguardar a privacidade dos cidadãos da comunidade europeia.

Fonte: Procon-SP. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

A importância da inteligência emocional