Google vai excluir histórico de localização de usuários após visitas a clínicas de aborto

Medida é válida para os Estados Unidos e entrará em vigor nas próximas semanas

Google vai excluir histórico de localização de usuários após visitas a clínicas de aborto Google vai excluir histórico de localização de usuários após visitas a clínicas de aborto

Após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar a decisão que permitia o acesso ao aborto legal em todo o país, a Google comunicou que vai excluir o histórico de localização de usuários que visitarem clínicas de aborto. A medida da Suprema Corte permite que o governo de cada estado defina se o procedimento pode ou não ser realizado.

Segundo a empresa, também não serão armazenados dados da presença em abrigos para vítimas de violência doméstica, clínicas de fertilidade, instalações para tratamento de vícios e clínicas de emagrecimento. A mudança entrará em vigor nas próximas semanas.

Ativistas e políticos solicitaram à Google e a outros gigantes da tecnologia que limitem a quantidade de informações que coletam para evitar que sejam usadas pelas autoridades para investigações e processos sobre aborto. “O Google tem um longo histórico de adiar demandas excessivamente amplas da aplicação da lei, incluindo a objeção total a algumas delas. Levamos em consideração as expectativas de privacidade e segurança das pessoas que usam nossos produtos e notificamos as pessoas quando atendemos às exigências do governo”, explicou o vice-presidente sênior da Google, Jen Fitzpatrick.

Fonte: AFP. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Minha Jornada: Piero Contezini e o case da Asaas