Conheça 5 iniciativas que fomentam o empreendedorismo negro no Brasil

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia da Consciência Negra

Conheça 5 iniciativas que fomentam o empreendedorismo negro no Brasil Conheça 5 iniciativas que fomentam o empreendedorismo negro no Brasil

Mais da metade da população brasileira se considera negra ou parda, apontam o IBGE e o Instituto Locomotiva. Os estudos também revelam que há mais de 14 milhões de empreendedores negros no Brasil, em todas as áreas de atuação.

Quando analisamos os dados do ecossistema brasileiro de tecnologia e inovação, a representatividade é ainda menor. Apenas 5,8% dos fundadores de startups brasileiras são negros, aponta um estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). 

Para mudar esse cenário pouca de diversidade no mercado de tecnologia, cada vez mais surgem iniciativas que incentivam e fomentam o afroempreendedorismo no país. Entre elas, estão fundos de investimento e aceleradoras. Confira seis dessas iniciativas: 

Preta Hub – Aceleradora é um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. Resultado de 18 anos de trabalho do Instituto Preta no mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleração e incubação do empreendedorismo negro no país, o hub busca ampliar o alcance dos projetos do instituto junto à população e aos investidores. 

Afro Hub – O programa de aceleração Afro Hub é liderado pelos institutos Feira Preta, Afro Business e Diáspora.Black, com o apoio do Facebook. O projeto promove ações que visam a inclusão profissional da população negra.

Movimento Black Money – Com o objetivo de otimizar o desenvolvimento do ecossistema afroempreendedor, o Movimento Black Money tem foco na comunicação, networking, educação e mídias, a organização produz conteúdos nas áreas de inovação, tecnologia e finanças. O movimento também oferece cursos nas áreas de marketing, gestão e tecnologia. 

Vale do Dendê  – A organização não-governamental (ONG) Vale do Dendê oferece uma plataforma de atração de investimentos sociais e econômicos para a revitalização da periferia e do centro de Salvador, Bahia. A proposta é restaurar espaços públicos e privados, além de formar mão de obra qualificada e transformar a capital baiana em um referência de economia criativa e inovação.

BlackRocks  –  A organização realiza ações de mentorias, capacitações de ideação, programa de aceleração, festival de inovação, hackathon, intermediação de negócios, além de tantas outras. O objetivo da BlackRocks é estimular o empreendedorismo tecnológico e inovador e promover o crescimento econômico à população negra brasileira.

PODCAST

Empreendedorismo Feminino [com Janaina Pasin (O Amor É Simples) e Deborah Alves (Cuidas)]