O ecossistema gaúcho cresceu de forma significativa nos últimos anos. É o que mostra um estudo realizado pela empresa paulista de inovação aberta Distrito.
De acordo com o levantamento chamado de GaúchoTech Mining Repor, o total de startups gaúchas analisadas é de 422, sendo que 85% delas surgiram nos últimos dois anos. Foram mapeados 26 setores nos quais as empresas se enquadram, tendo como destaque: adtechs, com 13,5%; TI, 12,3%; healtechs, 8,8%, e fintechs 8,5%.
No mapa regional do Estado, a capital possui mais da metade das empresas do setor de tecnologia e inovação, com 56,8%. Outras quatro cidades também se destacam, são elas São Leopoldo, com 7,6%; Caixas do Sul, 6,3%; Santa Maria, 4,1%, e Pelotas, 3,9%.
O estudo também apontou as dez maiores empresas, com base na indicação de players do ecossistema gaúcho (aceleradoras e venture capitals), captação de investimentos, faturamento presumido, número de funcionários e até engajamento de usuários em mídias sociais. Confira, abaixo, a lista completa:
Warren
Accera
Bling
Pix Force
TownSq
Triider
Umov.me
Aegro
Zenvia
Rocket.chat
Fonte: Zero Hora. Foto: Divulgação.