A segunda fase do open banking inicia na sexta-feira, dia 13. Nesta etapa, poderão ser compartilhados dados cadastrais e transacionais, mediante consentimento prévio do cliente titular dos dados.
Com a autorização do compartilhamento, o cliente permite que uma instituição financeira acesse as informações de outra, que o usuário tem uma relação anterior. O procedimento é vinculado a uma oferta de produto ou serviço específico, como financiamentos, abertura de conta ou cartão de crédito.
As operações são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário. Ambas as instituições são responsáveis pela segurança desses dados.
Outras etapas – No dia 30 deste mês será liberada a realização de pagamento pelo Pix usando o open banking, desta forma, essas transações serão feitas pelos chamados iniciadores de pagamento – que podem ser aplicativos de compras ou até mesmo mensagens.
Já a partir do dia 13 de setembro, os usuários vão poder autorizar as trocas de informações sobre contas e movimentação financeira. E no dia 27 de setembro, os clientes poderão disponibilizar dados sobre operações de crédito e cartões de crédito.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil.
PODCAST
Conheça o mercado de logtechs





