Caixa planeja abrir um banco digital

Instituição espera que as aprovações para o banco digital sejam dadas em até seis meses

Caixa planeja abrir um banco digital Caixa planeja abrir um banco digital

A Caixa planeja criar um banco digital separado. De acordo com o presidente da instituição, Pedro Guimarães, a iniciativa está sendo tratada com o conselho de administração da Caixa e com o Banco Central (Bacen). A previsão expectativa é que as aprovações para a criação ocorram em no máximo seis meses. 

A iniciativa, segundo Guimarães, será fundamental na estratégia de redução de custos da Caixa. Com o banco digital, a instituição diminuirá as despesas com o pagamento de dezenas de milhões de pessoas, com menor necessidade de funcionários e menos gastos com movimentação de numerário e segurança.

Guimarães também afirmou que a medida é essencial para que a Caixa possa montar um programa de microcrédito, visando atender 10 milhões de pessoas. “Já temos o mais difícil, que é uma plataforma com 105 milhões de clientes. Já temos a estrutura da Caixa, que conversará com o banco digital, ou seja, ele terá 25 mil pontos de venda de apoio no Brasil inteiro. Não existe nenhum outro banco digital com isso” comentou o presidente.

A Caixa já criou uma equipe de 100 pessoas para cuidar do projeto do banco digital. A iniciativa deverá ser liderada pela vice-presidente de logística e operações, Thays Cintra Vieira. Como o banco digital em operação, o próximo plano da Caixa é listá-lo no Brasil e nos Estados Unidos. 

Fonte: Valor Econômico. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Empreendedorismo Feminino [com Janaina Pasin (O Amor É Simples) e Deborah Alves (Cuidas)]