BNDES Garagem seleciona 45 negócios de impacto socioambiental

Em parceria com o Consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures), banco divulga lista de projetos que serão acelerados nos estágios de Criação e Tração

BNDES Garagem seleciona 45 negócios de impacto socioambiental BNDES Garagem seleciona 45 negócios de impacto socioambiental

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures) divulgaram, nesta segunda-feira, dia 15, a relação com as 45 startups selecionadas para a aceleração do programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto. O programa tem a missão de estimular o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups, com foco na resolução de desafios sociais ou ambientais.

O estágio Criação tem como objetivo o fomento aos empreendimentos inovadores e o apoio ao desenvolvimento de empresas nascentes. Vinte startups foram selecionadas, entre as 604 inscritas. Já no estágio de Tração, 25 startups receberão apoio para acelerarem seus negócios, entre as 306 inscritas. 

O processo de aceleração inicia-se neste mês de agosto para Tração e em setembro, para Criação. Até dezembro, as startups terão acesso a trilhas de conteúdo estruturadas de acordo com o momento e a necessidade dos negócios, acesso a benefícios diversos, suporte de mentores do BNDES e de parceiros, além do acesso a toda rede de conexões que o programa pode oferecer.

Neste segundo ciclo do BNDES Garagem – Negócios de Impacto foram priorizadas soluções voltadas à educação, empregabilidade, educação financeira, finanças inclusivas, saúde e bem-estar, cidades sustentáveis e cidadania, meio ambiente e economia circular.

Os empreendimentos que se destacarem ao longo do programa receberão prêmios no valor de R$ 20 mil e R$ 30 mil para investimentos no negócio (Criação e Tração, respectivamente).

Confira a seguir a lista completa das startups de impacto selecionadas, que também está disponível no site do BNDES Garagem.

TRAÇÃO

Afro Academy

Oferece uma solução para formar profissionais qualificados e atualizados a partir de formações, intensivas e imersivas focadas nas profissões mais requisitadas pelo mercado.

Carnegie Brasil

Oferece programas híbridos de aprendizado de inglês que combinam aprendizado assíncrono em plataforma de alta performance com tutoria exclusiva em uma experiência totalmente personalizada. 

CMA Startups

Por meio de bots de WhatsApp ajuda diferentes tipos de empreendedores (as) a crescerem e fazerem bons negócios com investidores-anjo e fundos de seed capital

Destine Já

Plataforma web que permite às empresas a gestão de toda a cadeia de logística reversa, desde a coleta, destinação e mensuração dos números em um relatório de impacto.  

Diversidade.io

Resolve a dor do (a) afroempreendedor(a) conectando-os com outras empresas de forma simples, proporcionando visibilidade para que empresas que busquem esses parceiros, os localizem.

DNA Financeiro

Plataforma de contabilidade digital que usa tecnologia para reduzir custos, dar transparência e aumentar a eficiência financeira das pequenas empresas. 

Edumi Treinamento

Formação completa e gratuita para jovens de baixa renda entre 16 e 26 anos, de todo o Brasil, que vivem em regiões periféricas e rurais. O programa dura 300h e os jovens são indicados para vagas personalizadas com parceiros da empresa.

Ela Faz Tecnologia

Plataforma de tecnologia educacional que capacita e conecta profissionais mulheres autônomas a clientes. 

Faz Game

Plataforma onde os alunos de anos finais dos ensinos fundamental e médio seguem trilhas de aprendizagem de temas relevantes para criação de games narrativos e nesse processo desenvolvem habilidades de produção textual, criatividade e a colaboração.

Food To Save

Conecta os estabelecimentos do ramo alimentício que possuem excedentes de produção a usuários, através de uma sacola surpresa, ou seja, ele só sabe o que comprou quando busca a sacola ou a recebe na sua casa, para evitar assim escolhas que também levam ao desperdício.

Grilo Mobilidade

Aplicativo que conecta pessoas e empresas a veículos 100% elétricos e também oferece uma plataforma de impacto para o B2B, que mostra a mensuração das ações voltadas a impacto socioambiental. 

Jobecam

Permite a gestão e realização do processo seletivo com a diminuição drástica dos vieses subjetivos. Isso é feito por meio da disponibilização de um currículo anônimo e de uma plataforma robusta de vídeo chamada anônima, em que o(a) candidato(a) é apresentado com um avatar e vozes diferentes. 

Join Pack

Embalagens para e-commerce 100% sustentáveis desenvolvidas através de matéria-prima de fontes renováveis do agronegócio como cana-de-açúcar e óleo de côco de palmeira.

Medicou.net

Cria policlínicas portáteis em localidades remotas, com modelo de atendimento semipresencial, onde o paciente é triado presencialmente, com a aferição de sinais vitais, e um especialista de outra cidade é capaz de avaliar e tratá-lo remotamente.

Mindsight

Criadora da Mindmatch, bateria de testes psicométricos que tem o objetivo de fazer o cruzamento entre as características dos candidatos e do ambiente organizacional. 

N2

Plataforma tecnológica que conecta os usuários a orientadores financeiros certificados de forma humana, personalizada, recorrente e escalável. 

Nofront

Plataforma digital com metodologias de educação financeira que articulam o RAP, economia e cultura popular. Tais metodologias são aplicadas através de trilhas de aprendizagem que contêm cursos e mentorias para pessoas e palestras e consultorias para a empresa. 

PWTech

A solução é um purificador de água capaz de potabilizar água doce (de chuva, açudes, poços, lagos etc.), fornecendo água potável nas comunidades remotas por meio de um equipamento portátil, leve e de fácil instalação e manutenção e adaptável a diferentes fontes de energias. 

Redação Online

Plataforma online de ensino e correção de redações. O público-alvo da plataforma são alunos entre 14 a 26 anos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. 

Smartacqua

Software baseado em Inteligência Artificial focado na gestão e no combate às perdas de água. Funciona através de algoritmo que lê diversas bases de dados e oferece ações inovadoras para evitar o desperdício e priorizar o valor econômico para as empresas.

Tindin Educação

Ambiente de aprendizagem gamificado, dentro do qual o aluno participa de uma simulação de vida, conduzindo seu avatar em decisões econômico-financeiras e de consumo, enquanto percorre as trilhas de autoaprendizado que abordam temas como: dinheiro, consumo, empreendedorismo e investimentos. 

Trampay

Por meio do banco digital o usuário recebe pagamentos da sua empresa e, por sua vez, já encontra soluções para seu financeiro, como o adiantamento de recebíveis, além de acessar o marketplace e encontrar seguros, assistências, vale-alimentação e pontos de apoio, essenciais para sua jornada de trabalho.

Umgrauemeio

Criou o Pantera, uma plataforma integrada para gestão de incêndios florestais e agrícolas que oferece módulos para prevenção, detecção precoce por câmeras (I.A.) e satélites, resposta rápida (gestão de brigadas e de recursos) e ainda mensura as emissões e o impacto das ODS.

Verdenovo

A solução é um intermédio entre os coletores de sementes e o mercado. Para isso, realizam uma parceria com os coletores locais e colocam no mercado as sementes nativas, mantendo um estoque de sementes recém-coletadas dos mais diversos biomas brasileiros. Ao mesmo tempo, realizam o aumento de renda das pessoas que estão abaixo da linha da pobreza.

Vertown

Plataforma completa para gestão de resíduos pré-consumo, que auxilia empresas de médio e grande portes a destinarem seus resíduos de forma mais eficiente e sustentável, acompanhando em tempo real todo o processo, reduzindo o risco ambiental e facilitando o alcance dos objetivos ESG.

 

CRIAÇÃO

Biblioteca Acessível

Plataforma formada por um mouse braile que se comunica sem fio com um tablet Android com 150 livros digitais. Durante o processo de leitura o usuário escolhe como quer ler, alternando para a audiodescrição. 

Alpha D

Plataforma para os profissionais da geração 50+ prosperarem no mundo digital com o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas, proporcionando um ambiente de aprendizado adaptado ao seu ritmo e linguagem. 

Blaxp

Plataforma de educação online que cria e comercializa cursos e experiências de aprendizagem nas mais diversas áreas de conhecimento e protagonizados, exclusivamente, por professores e especialistas negros. 

Com Paixão

Marketplace que conecta OSCs, doadores e mercadinhos locais, para facilitar o processo de doação e impulsionar o desenvolvimento econômico. 

Compartilha

Desenvolvimento de um sistema de negociação inteligente entre hemocentros. Tem por objetivo apoiar os gestores na decisão sobre a troca de hemocomponentes, melhorando a qualidade das negociações dos estoques das bolsas de sangue. 

 

Espaço Evolução

Serviço de contraturno escolar com oficinas com metodologia ativa em torno da nutrição, gastronomia regional e sustentável, da promoção da arte e acrobacias circenses, plano de mentorias pedagógicas e incentivo à produção de conteúdo e ações digitais para impactar na vida da comunidade local.

Game Mind Studios

Plataforma online de ensino e aprendizagem com jogos digitais para Português e Matemática, que visa o desenvolvimento das competências para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana, pleno exercício da cidadania, consciência ambiental e do mundo do trabalho.

Honco

Software que permite enfermeiras navegarem 4x mais pacientes, reduzindo os custos para implementar um programa de navegação, uma vez que as ferramentas genéricas como Excel e Whatsapp não permitem a escala do programa. Atualmente a demanda é de 6 mil enfermeiras navegadoras oncológicas altamente qualificadas para cuidarem de 1,5 mi de pacientes e temos menos de 400 no Brasil.

Humma+

Fornece o diagnóstico de clima das organizações frente à diversidade e a transformação das culturas organizacionais através de treinamentos e capacitações com ênfase na diversidade.

Igapó

Oferecem um sistema compacto de compostagem com que permitem um processo à larga e escala, com maior eficiência e rapidez. 

Meltec Biotecnologia

Tem como objetivo manter a floresta Amazônica em pé dando valor a ela, assim como um reflorestamento baseado nas plantas de uso para retirada de bioinsumos. Desenvolvimento regional e redução da pobreza no nordeste através de oferta de trabalho decente e valorização dos saberes locais. O projeto inclui a produção de uma bebida para melhorar o sono e reduzir o consumo de álcool para relaxar ou dormir.

Navega Feliz

É um software educativo que possibilita a criação de histórias em quadrinhos, tendo como autor o próprio usuário, utilizando personagens, objetos e diferentes cenários ligados à região amazônica. 

Nosso Mangue

Turismo de experiência nas ilhas do bairro do Pontal da Barra em Maceió, Alagoas, com intuito de vivenciar o ecossistema dos manguezais, onde o turista pode plantar mangue, contribuindo para a recuperação das partes desmatadas. 

Obará Edutech

Uma escola de formação de carreiras em Tecnologia da Informação que desenvolverá soft e hard skills por meio de ensino híbrido para a construção  de autoridade em tecnologia com metodologias próprias, fundamentadas nas filosofias africanas e indígenas, criando  identificação com o cotidiano, gerando conexão e ampliando as possibilidades de pensar carreira e garantir o trabalho decente.

Partiu!

A startup promoverá o desenvolvimento, capacitação e geração de renda para milhares de jovens mães em situação de vulnerabilidade ​​por meio de uma plataforma de Educação e Renda Inclusiva. Com seu próprio celular, as meninas terão acesso a conteúdos básicos como português e matemática, desenvolvimento de softskills como autoconhecimento e comunicação e por fim a cursos profissionalizantes.

Ray Pay

Ray Pay é um serviço de pagamentos que ajuda as pessoas com deficiência visual. A solução (aplicativo) captura as informações contidas no QR code da compra a ser realizada (máquina de cartões e apps de pagamento) e informa ao usuário toda transação através de áudio, para que possa ser validada com segurança, autonomia e privacidade, em seu próprio dispositivo mobile, sem necessidade de cartões.

Social.Lab

É uma CaaS, Community as a Service, que oferece conteúdos (cursos e dicas rápidas, inclusive com metodologias exclusivas criadas por nós), mentorias coletivas e individuais, além de comunidade para trocas de experiências e boas práticas. Todas funcionalidades estão concentradas em um único espaço, permitindo se manter atualizado a poucos cliques.

Trilhas de Impacto

A Mentoria de aceleração de carreira Black Rocket é um programa que desenvolve soft skills para aumentar a empregabilidade, através de encontros online e ao vivo e também conteúdo gravado.

Upmat

A UpMat é uma empresa que cria conteúdos para melhorar a performance dos estudantes em Matemática e raciocínio lógico. Querem desenvolver uma plataforma tecnológica, barata, acessível e escalável com as mais de 10 mil atividades inéditas e exclusivas que o negócio possui em seu acervo, para que através de trilhas de aprendizados individualizadas e construídas em cima dos principais desafios das crianças, elas possam aprender lógica, matemática e pensamento computacional.

Vitalio

Plataforma única que realiza a triagem da função respiratória, tratamento, monitoramento e acompanhamento dos pacientes respiratórios crônicos. Através da inteligência artificial consegue avaliar esse paciente, dar autonomia para o tratamento e ainda comprovar a evolução desse tratamento.

 

PODCAST

Saiba mais sobre a cultura Data Driven