Atletas olímpicos usam dispositivo para monitorar risco de insolação

Jogos Olímpicos seguem até 8 de agosto deste ano

Atletas olímpicos usam dispositivo para monitorar risco de insolação Atletas olímpicos usam dispositivo para monitorar risco de insolação

Com as ondas de calor extremo registradas no Japão, os atletas dos Jogos Olímpicos de Tóquio estão recorrendo à tecnologia para monitorar o risco de insolação, doenças e umidade opressiva. A abertura oficial da competição acontece nesta sexta-feira, dia 23, mas algumas modalidades já realizaram etapas desde a quarta-feira, dia 21.

Para monitorar a saúde dos atletas, um software em nuvem da Alibaba está sendo utilizado para aferir a temperatura corporal e a frequência cardíaca. O recurso é implementado por meio de dispositivos inteligentes que são utilizados como uma espécie de fone de ouvido.

A partir dos dados coletados, é possível cruzá-los com índices ambientais, rastreados por medidores de estresse térmico de locais públicos. Integrada a smartphones, a solução envia uma notificação quando o usuário está exposto a altos riscos de insolação e recomenda medidas de proteção, como ingestão de líquido. 

O calor externo na capital japonesa é considerado uma ameaça à saúde pública. No ano passado foram registrados 4.759 casos de emergência médica em decorrência das altas temperaturas.

Fonte: Época Negócios. Foto: Kyodo News/Getty Images.

 

PODCAST

Investimento em startup: é uma bolha?