O e-commerce AliExpress, que pertence ao Alibaba – maior varejista da China -, abre sua primeira unidade física no Brasil, nesta sexta-feira, dia 6. A chegada do AliExpress é fruto da parceria com a empresa de pagamento Ebanx.
A loja brasileira possui no formato “pop-up“, como são denominadas as operação temporárias no setor de comércio, e está instalada no Shopping Mueller, em Curitiba. A escolha da capital paranaense se deu porque é a sede da Ebanx, que processa os pagamentos do AliExpress e de 150 marcas chinesas de e-commerce, além de Spotify e Airbnb.
De acordo com o sócio da empresa de pagamento, André Boaventura, durante um mês será realizado um projeto-piloto com o objetivo de dar mais segurança aos consumidores na hora de comprar produtos da China pela internet. “O shopping dá uma sensação de segurança ao consumidor. Colocar um e-commerce chinês nesse local ajuda a mudar a percepção de que os produtos de lá não têm qualidade. Há muito produto bom e vamos permitir que o consumidor tenha essas garantias”, disse o executivo.
O modelo da unidade no Brasil funciona de uma forma bem parecida com o que já acontece na China. A loja conta com uma espécie de vitrine digital em um painel de 30 metros, onde também possui produtos físicos. Ao escolher o item desejado, o consumidor deve escanear o QR Code e finalizar a compra pelo seu smartphone.
Entre os produtos oferecidos no espaço físico estão diversas marcas chinesas como celulares da Xiaomi e da Huawei, drones, caixas de som e fones de ouvido.
Fonte: Folha de SP. Foto: Jorge Villegas.