5G será acionado em Curitiba, Goiânia e Salvador na terça-feira

Cinco capitais brasileiras já contam com a tecnologia

5G será acionado em Curitiba, Goiânia e Salvador na terça-feira 5G será acionado em Curitiba, Goiânia e Salvador na terça-feira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que as operadoras de telefonia poderão ativar suas redes de internet móvel 5G em Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) a partir da próxima terça-feira (16). A data foi confirmada pelos integrantes do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, em reunião na manhã da sexta-feira, dia 12.

O Gaispi é formado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações e de empresas, incluindo as de radiodifusão afetadas pelo projeto. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

As três capitais se somam a Brasília (DF), onde o 5G foi ativado em 6 de julho deste ano; Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), onde a autorização para ativação das estações com tecnologia de quinta geração do serviço móvel entrou em vigor no dia 29 de julho; além de São Paulo, onde o sinal começou a ser ativado no último dia 4.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil.

 

PODCAST

Saiba mais sobre a cultura Data Driven