Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: Saiba qual é o perfil das empreendedoras brasileiras

Brasil tem 24 milhões de empreendedoras

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: Saiba qual é o perfil das empreendedoras brasileiras Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: Saiba qual é o perfil das empreendedoras brasileiras

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado no dia 19 de novembro. O Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os Empreendedores Iniciais, de acordo com pesquisa elaborada pelo Sebrae que analisou o perfil das empreendedoras brasileiras

No ano passado, o país registrou 24 milhões de mulheres empreendendo no país, frente a 28 milhões de homens, segundo dados do Monitoramento de Empreendedorismo Global (GEM).

Uma das das causas que levam as mulheres a se lançarem no mundo de negócios é a exercer uma atividade que traga satisfação pessoal, além da motivação financeira. As principais áreas de atuação são beleza, moda e alimentação.

O estudo revela, ainda, que a idade média das mulheres empreendedoras é de 43 anos. As Donas de Negócio têm nível de escolaridade 16% maior do que os homens, entretanto ganham 22% menos do que eles. Ainda segundo a pesquisa, 45% das empreendedoras são “chefe de domicílio”.

As mulheres estão à frente de negócios de porte menor e poucas têm sócios, 19%. A maioria das empreendedoras, sendo  75%, estão há 2 anos ou mais no seu atual trabalho.

O cenário positivo e com uma boa previsão de crescimento não anulam os desafios enfrentados por estas  mulheres que estão a frente do próprio negócio. Segundo o relatório do Sebrae, as principais dificuldades são preconceito, dupla jornada e autoconfiança. 

No episódio “O Amor é Simples: Vestidos para noivas que buscam a simplicidade” da websérie SL DOCS, as empreendedoras e fundadoras da startup O Amor É Simples contam como é ser mulher e empreender no ecossistema que mais cresce no mundo. Confira!