Ministro anuncia criação laboratórios de inteligência artificial

Ainda não há data para a implementação dos laboratórios

Ministro anuncia criação laboratórios de inteligência artificial Ministro anuncia criação laboratórios de inteligência artificial

Oito laboratórios de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) serão criados, de acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Os espaços vão gerenciar, criar e trabalhar em rede.

Segundo Pontes, quatro laboratórios estarão vinculados a políticas voltadas à chamada internet das coisas, que conectará objetos do cotidiano à internet. “Desde que chegamos ao governo, esta foi uma das prioridades para melhorar a capacidade do país em inteligência artificial”, disse o ministro durante a cerimônia da abertura da 5ª Semana de Inovação, na segunda-feira, dia 4, em Brasília.

“Um desses laboratórios vai trabalhar nas fronteiras do conhecimento em inteligência artificial, com segurança cibernética, em conjunto com o Exército Brasileiro. Os outros sete serão de inteligência artificial aplicada. Dentre esses sete, que convergem para o planejamento estratégico, quatro estão conectados com o Decreto [9.854/19] de Internet das Coisas, que prevê [a instituição de] quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 [rural] e saúde 4.0”, acrescentou.

A ideia é alinhar iniciativas que já existem em todo o país, no sentido de gerenciar, criar e trabalhar em rede, com o objetivo de desenvolver AI. Entretanto, o ministro não informou prazos para a implementação completa dos laboratórios.

Pontes informou, ainda, que os estudos para implementação de centros de tecnologia em AI e cyber-segurança ainda estão em andamento e que detalhes como localização, temática, investimentos e parceiros desses centros ainda não estão definidos. Um edital será lançado em breve.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Marcelo Camargo.