Brasil tem primeiro bebê registrado de forma totalmente digital

A certidão de nascimento digital foi registrada em blockchain

Brasil tem primeiro bebê registrado de forma totalmente digital Brasil tem primeiro bebê registrado de forma totalmente digital

O carioca Álvaro de Medeiros Mendonça é o primeiro bebê registrado de maneira totalmente digital no país. A certidão de nascimento do menino, que veio ao mundo no dia 8 de julho, foi feita por meio da tecnologia de blockchain. Este é um passo importante em direção à digitalização de registros.

Todo o processo de registro de nascimento foi realizado pela Growth Tech. A startup criou a plataforma Notary Ledgers que funciona como um cartório virtual. 

Utilizando a tecnologia da IBM, a solução permite emitir procurações, certidões de nascimento, de óbito e de união estável. De acordo com a startup, todos os registros ficam salvos de maneira segura, rastreável e inviolável e seguem as estabelecidas em lei.

“No momento do nascimento, um dos membros da equipe de parto faz a declaração de nascido vivo diretamente em nossa ferramenta. Em seguida, quem for registrar a criança cria sua identidade digital com base na validação de dados pessoais junto a órgãos oficiais, além de um poderoso reconhecimento biométrico facial”, explica o CEO da Growth Tech, Hugo Pierre. Segundo o executivo, a certidão é gerada em no máximo 15 minutos.

Em artigo, publicado pela IBM em maio, Pierre afirma que um documento assinado digitalmente na plataforma tem manualmente em um cartório físico, “pois as validações das transações também são feitas por cartórios na rede Notary Ledgers, com o mais alto nível de segurança e transparência, evitando fraudes e melhorando o tempo de entrega dos serviços cartorários”. 

A Notary Ledgers está em constante ampliação de  sua rede de cartórios parceiros. Ao aumentar o número de parcerias, a empresa espera que outros tipos de documentos possam ser registrados digitalmente por meio da mesma tecnologia.

Fonte: UOL. Foto: Divulgação.