IBM cria Inteligência Artificial para analisar performance de atletas de tênis

A tecnologia está sendo testado por um grupo de jogadores e seus treinadores

IBM cria Inteligência Artificial para analisar performance de atletas de tênis IBM cria Inteligência Artificial para analisar performance de atletas de tênis

Juntamente com a United States Tennis Association (USTA), a IBM desenvolveu uma solução para analisar as performances dos jogadores de tênis. O Coach Advisor, como foi chamada a novidade, usa a inteligência artificial (AI na sigla em inglês) fornece métricas personalizadas. 

A tecnologia é treinada para detectar sons de golpes de bola, chamados de árbitros, barulho da multidão e até mesmo o som de tênis na quadra. Depois de coletadas, as informações são combinadas com estatísticas tradicionais do esporte.

O Coach Advisor utiliza um conjunto de dados formado por dois componentes. O primeiro diz respeito a carga fisiológica, que mede o esforço físico do jogador em uma partida – considerando a altura, o peso corporal, a velocidade média e distâncias percorridas. Já o segundo está relacionado à intensidade mecânica, que é a aceleração e desaceleração acumuladas ao longo do jogo que medem a demanda física no corpo de um jogador.

Com a solução, os treinadores conseguem identificar em vídeos os principais momentos das partidas e entender a relação entre o esforço físico e o desempenho do atleta. O Coach Advisor possibilita ao jogador um desenvolvimento com mais eficiência de suas habilidades.

O novo produto está sendo testado por um grupo de jogadores e seus treinadores. A expectativa da IBM lançar a solução para outros atletas futuramente.

Fonte: StartSe. Foto: Divulgação.