Nesta quinta-feira, dia 18, o grupo das 7 maiores economias do mundo exigiu um regime rigoroso para a moeda digital do Facebook, a libra, e outras criptomoedas. Segundo o G7, as moedas devem ser mantidas “sob os mais altos padrões regulatórios” para garantir que não sejam usadas em lavagem de dinheiro e que os usuários sejam protegidos.
A conclusão foi tomada durante a reunião dos ministros das Finanças do G7 em Chantilly, na França, para enfrentar os desafios impostos pela economia digital e avançar com os planos para um nível mínimo de impostos corporativos. O encontro foi dominado pelos planos da Libra, em meio a preocupações das autoridades de que os poderes das grandes empresas de tecnologia estão invadindo áreas pertencentes a governos, como a emissão de moedas.
Para o ministro das Finanças canadense, Bill Morneau, as novas tecnologias podem fornecer vantagens. “Mas as pessoas querem segurança e preços baixos, não apenas preços baixos. E nosso trabalho é pensar em segurança também … Temos um senso emergente de que precisamos trabalhar juntos nisso” completa.
Uma das principais preocupações é medo de que as ambições do Facebook por uma moeda digital possam enfraquecer seu controle sobre as políticas monetária e bancária e representar riscos de segurança.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





