Bitcoins consomem mais energia quanto a Suíça

Criptomoeda consome cerca de 58,93 TWh de energia por ano

Bitcoins consomem mais energia quanto a Suíça Bitcoins consomem mais energia quanto a Suíça

Pesquisa da Universidade de Cambridge apontou que os bitcoins gastam cerca 58,93 TWh de energia por ano. A energia é  consumida por computadores conectados à rede da criptomoeda, que trabalham no processo de mineração dos bitcoins.

O número é similar ao consumo de energia anual da Suíça (58,46 TWh) e da República Tcheca (62,34 TWh), e representa cerca de 0,24% de toda energia gerada no mundo.

A universidade lançou um site interativo para mostrar a quantidade energia gasta para fabricação e manutenção dos bitcoins em diversos países.  “Queremos usar comparações para que os visitantes do site possam decidir por conta própria se esse é um gasto grande ou pequeno”, disse o pesquisador da entidade, Michel Rauchs.

Um estudo publicado pelo periódico científico Joule afirmou com este consumo de energia, o bitcoin é responsável pela emissão de 22 megatoneladas de CO2 na atmosfera todos os anos. O número é igual ao emitido pelo estado de Kansas City, nos Estados Unidos.

De acordo com o consultor da PwC, Alex de Vries, apesar de consumir essa quantidade de energia, os bitcoins são responsáveis por apenas uma pequena parcela das transações financeiras globais. A moeda virtual realiza cerca de 100 milhões de operações por ano, enquanto a indústria financeira tradicional realiza cerca de 500 bilhões.

Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.