A rede Walmart está utilizando óculos de realidade virtual em processos de promoção de funcionários. A companhia é o maior empregador privado dos Estados Unidos, com 1,5 milhão de colaboradores. A iniciativa está sendo aplicada em todas as 4,6 mil lojas que o Walmart possui no país.
Por meio da tecnologia, a empresa busca encontrar os trabalhadores que melhor se encaixam para posições de gerência. Com a realidade virtual, o Walmart está analisando como estes funcionários respondem a determinadas situações desafiadoras e como eles priorizam diferentes tarefas. Segundo informações do Wall Street Journal (WSJ), a medida integra o plano da empresa para mudar a maneira como seus gerentes supervisionam as equipes, de como que os trabalhadores da linha de frente tenham mais poder de decisão.
Cerca de 10 mil funcionários já participaram de testes com realidade virtual até o momento. Para a gerente de RH da companhia em Pittsburg, Beth Nagel, a tecnologia é “apenas um dos pontos do nosso processo de seleção. Não é um desqualificador.”
O Walmart afirmar que o uso da realidade virtual não tem como foco a demissão de profissionais, e sim apenas possíveis promoções.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.





