Nesta segunda-feira, dia 24, a moeda digital bitcoin testou máxima em 15 meses. No final de semana, a criptomoeda saltou mais de 10%. Para analistas do segmento, a valorização se deu por conta do otimismo sobre a adoção de criptomoedas depois que o Facebook revelado sua moeda digital.
O bitcoin, moeda virtual mais transacionada do mundo atingiu US$ 11.247,62 na Bolsa de Valores de Bitstamp no final do domingo, dia 23. A cotação é a maior desde março do ano passado. Porém, mais tarde a moeda perdeu força e subia apenas 0,7%, para US$ 10.917.
O anúncio da libra, criptomoeda do Facebook, imediatamente levou a perguntas de reguladores e políticos em todo o mundo. Para o analista da eToro, Mati Greenspan, os os ganhos do bitcoin ressaltaram o crescente otimismo entre os investidores de varejo de que os planos do Facebook eram parte de uma tendência mais ampla de grandes empresas adotarem moedas digitais. “Eles [investidores] acreditam que a libra criará consciência em massa de criptomoedas e atuará como um portal para adoção”, comenta.
Já para outros operadores, fatores geopolíticos, desde as tensões na região do Golfo até a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, influenciam muito o mercado. Alguns investidores buscam bitcoin e outras criptomoedas como uma proteção contra possíveis quedas nas moedas domésticas.
O bitcoin mais do que triplicou de preço desde que atingiu o menor nível em janeiro deste ano.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





