Carrefour vende 80% das operações na China

A rede francesa planeja se retirar por completo do mercado chinês

Carrefour vende 80% das operações na China Carrefour vende 80% das operações na China

Uma das maiores redes varejistas da Europa, o Carrefour se prepara para sair de vez do mercado chinês. Neste domingo, o grupo francês anunciou a venda de uma fatia majoritária em suas operações locais à Suning.com.

O Carrefour vendeu  80% de suas operações chinesas para o grupo chinês por 620 milhões de euros em dinheiro. O acordo, ainda, inclui diversas janelas de oportunidade para a venda dos 20% restantes que o grupo manterá por enquanto na subsidiária chinesa.

“A aquisição da participação permitirá que a Suning.com fortaleça sua marca, além de aumentar sua capacidade em marketing, controle de qualidade de alimentos e gerenciamento da cadeia de suprimentos no setor, que tem passado por rápidas mudanças”, disse a Suning.com em um documento em chinês divulgado junto à bolsa de valores de Shenzhen.

Presente  desde 1995 na China, o Carrefour vinha há anos tentando aprimorar seu negócio no país. Em 2018, a rede europeia viu suas vendas caírem em 5,9%, para 4,1 bilhões de euros, em meio a uma forte competição com empresas locais e um enorme mercado online.

A venda para a Suning.com também põe fim às negociações preliminares que o Carrefour manteve com a gigante chinesa de tecnologia Tencent sobre uma potencial venda de uma participação minoritária em seus negócios locais. “As negociações que começaram em janeiro de 2018 para a venda de uma participação minoritária (no Carrefour China) à Tencent terminaram”, disse uma porta-voz do Carrefour. “No entanto, a parceria comercial estratégica com a Tencent continua em vigor”, acrescentou.

No ano passado, o grupo francês havia anunciado uma parceria com Tencent, levando à abertura de uma loja em Xangai. Na época, o Carrefour informou que a Tencent e a Yonghui, uma varejista especializada em alimentos frescos e pequenas lojas, poderiam ficar com uma fatia do Carrefour China.

A Tencent não comentou o assunto.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.