Nesta segunda-feira, dia 13, o Itaú Unibanco revelou que vai lançar uma plataforma de pagamentos instantâneos que usa QR code. A novidade será disponível para clientes e não-clientes do banco no terceiro trimestre deste ano.
Chamada de Iti, a nova plataforma vai operar meio de um aplicativo, conectando indivíduos e comerciantes, que receberão os pagamentos instantaneamente e pagarão uma taxa de 1% por transação. O aplicativo também não vai exigir que os comerciantes comprem ou aluguem máquinas de leitura de cartão.
Os clientes ainda vão poder transferir dinheiro usando um tipo de serviço interno de contatos. A instituição bancária está considerando oferecer, também, investimentos, empréstimos e produtos de seguros através do novo aplicativo. Porém não especificou quando isso vai acontecer.
Para o presidente da Rede, processadora de cartões do Itaú, Marcos Magalhães, Iti deve atrair principalmente os pequenos comerciantes, que não buscam serviços personalizado. Já para o diretor-geral da instituição financeira, Márcio Schettini, o banco está mirando pessoas de todas as faixas de renda, incluindo quem não tem conta corrente, já que o Iti vai funcionar como uma carteira digital gratuita.
De acordo com dados com Banco Mundial, cerca de um terço da população adulta brasileira não possui uma conta corrente.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





