Motoristas de aplicativos serão incluídos no INSS

O motorista poderá se inscrever como MEI

Motoristas de aplicativos serão incluídos no INSS Motoristas de aplicativos serão incluídos no INSS

O Governo está preparando um decreto que regulamenta a exigência de inscrição de motoristas de aplicativos como contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com a iniciativa, os condutores passariam a ter direito a benefícios como: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, licença-maternidade e auxílio-reclusão, além da aposentadoria por conta das contribuições obrigatórias no exercício do trabalho.

O Ministério da Economia pretende abrir a possibilidade de que o motorista se inscreva como microempreendedor individual (MEI), que paga alíquota menor, de 5% do salário mínimo. De acordo com o Governo, o condutor também poderá optar por pagar alíquotas de 20% sobre o faturamento como contribuinte individual. Dessa forma, Nesse caso, o profissional autônomo terá direito a um benefício maior que o salário mínimo.

Representantes dos aplicativos de transporte também participaram de reuniões sobre o decreto, com objetivo de contribuir para fiscalização dos motoristas. O objetivo é garantir que os condutores estejam de acordo com aa novas regras.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: EBC e StartSe. Foto: Divulgação.