A Panvel, rede de farmácias, lançou o primeiro serviço de orientação farmacêutica com inteligência artificial (IA) do Brasil. Com ajuda da tecnologia, a ferramenta fornece informações técnicas para e normativas aos colaboradores da companhia, como dados sobre interação medicamentosa e orientações da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
O projeto piloto da Sofia (Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial), que integra diferentes IAs, como Claude e ChatGPT, iniciou em abril em cinco farmácias de Porto Alegre e se expandiu de forma rápida. Atualmente, a ferramenta está presente em 400 lojas da rede e a expectativa é que até o fim do mês todas as unidades da Panvel utilizem o serviço.
A tecnologia utiliza fontes como bulas de medicamentos e normas da Anvisa para fornecer as informações, garantindo assim a segurança dos dados. “Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, Diretor de Tecnologia e Inovação da Panvel.
Além disso, a IA é capaz de cruzar dados sobre vendas de mercado, Market Share e comportamento de consumo regional para prever produtos com alta demanda e ajustar o mix de produtos conforme as preferências dos consumidores e tendências do mercado. A Sofia promove um atendimento mais eficiente, maximizando oportunidades de venda e minimizando perdas de receita por falta de produtos.
Em junho, o serviço registrou 1.800 mensagens somente em dois dias. Sua integração com outras tecnologias permite a atualização contínua e aprimoramento do uso e as necessidades específicas do setor farmacêutico. A equipe de Inteligência Artificial e Ciências de Dados da Panvel promete ainda futuras combinações com outros sistemas da empresa para melhorar ainda mais a eficiência operacional.
Fonte: Startupi. Foto: Divulgação.