O YouTube está negociando com gravadoras para obter o licenciamento de alguns conteúdos para treinar legalmente suas ferramentas de inteligência artificial (IA) que geram músicas. Recentemente, a plataforma de vídeos do Google ofereceu quantias em dinheiro para gravadoras como Sony, Warner e Universal e como forma de incentivo, quer oferecer pagamentos antecipados.
Em um momento em que a IA está cada vez mais popular, diversos artistas estão preocupados em relação a desvalorização das suas canções. Em abril, mais de 200 músicos, incluindo grandes nomes como Billie Elish, assinaram uma carta aberta com alertas sobre a possibilidade da IA desvalorizar o trabalho de artistas e impedir a compensação.
No ano passado, o YouTube testou a ferramenta “Dream Track”, que cria trechos curtos de músicas inspiradas em sons e letras de artistas, através de comandos de texto, com apenas dez músicos participantes. As tentativas de negociação acontecem em um momento em que companhias de IA estão fechando acordos de licenciamento com grupos de mídia para treinamento de modelos de linguagem.
Fonte: Exame. Foto: Divulgação.