O Procon-SP (São Paulo) lançou nesta semana uma pesquisa através de questionário para entender melhor a visão e opinião dos consumidores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) nas compras on-line. O questionário possui 13 perguntas de múltipla escolha e aborda questões como o uso da IA na coleta de dados e análise de comportamento, se o cliente já identificou publicidade personalizada para o seu perfil e se já foi vítima de fraude após interação com IA.
Os resultados vão servir como um guia para desenvolvimento de atividades da área de estudos e pesquisas do Procon-SP, como materiais educativos, palestras e outras ações. No ano passado, o órgão já havia realizado uma pesquisa semelhante em relação ao uso da inteligência artificial nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas.
“Com o crescimento do e-commerce e a ampliação do uso de algoritmos e ferramentas baseadas em inteligência artificial pelo comércio eletrônico, o tema ganha cada vez mais importância para os especialistas do órgão de defesa do consumidor, que, inclusive, possui comissões internas voltadas à discussão de segmentos relacionados à economia digital e suas variações”, destacou o Procon-SP.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.