Após receber críticas de usuários, a Adobe, empresa de softwares, fez alterações nos seus novos termos de serviços e mudou alguns trechos do documento. As reclamações, feitas pelos assinantes do pacote Creative Cloud, que são obrigados a aceitar os termos para utilizar o serviço, envolviam a interpretação de que a empresa poderia usar trabalhos criados em programas da Adobe no treinamento de modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) da empresa.
Conforme os termos de serviço da Adobe, a companhia teria permissão para “acessar, visualizar ou escutar” conteúdos “por meio de métodos automatizados e manuais”, a fim de melhorar “serviços e software e a experiência do usuário”, através do aprendizado de máquina. A falta de informações em relação a essa política preocupou usuários, que criticaram o documento nas redes sociais, exigindo maiores detalhes.
Em post no blog oficial, a Adobe se pronunciou pedindo desculpas e informando que após repensar a linguagem abordada, realizou mudanças, substituindo o vocabulário dos termos de serviço por palavras de melhor compreensão. A empresa ainda destacou que não utiliza o material dos usuários para treinar IAs, não é dona dos conteúdos produzidos por eles e nem escaneia o computador dos assinantes.
Além disso, a marca também ressaltou que, apesar dos dados coletados serem pouco invasivos, a colaboração no programa de aprimoramento de softwares e serviços é opcional. Os assinantes dos softwares da Adobe devem receber notificações nos próximos dias alertando sobre os novos termos de serviço.
Fonte: Tecmundo. Foto: Divulgação.