O Google lançou uma ferramenta experimental de inteligência artificial (IA) no Brasil, que processa informações de documentos, PDFs, apresentações de slides e sites. A tecnologia, chamada de NotebookLM, funciona como um assistente de pesquisa virtual, ele é abastecido com o modelo de IA Gemini 1.5 Pro e pode ser acessado pelo desktop em português.
A ferramenta permite ao usuário explorar materiais complexos, como notas de pesquisa, transcrições de entrevistas ou documentos corporativos. A proposta é ser um sistema para gerar ideias e criar conteúdos com base em fontes que você seleciona e carrega, esse é o seu diferencial, ele é capaz de criar a partir dos documentos do usuário, possibilitando ainda a realização de tarefas como análise de gráficos e tabelas e brainstorming.
A novidade foi revelada durante o Google For Brasil, principal evento do Google no país, que aconteceu na última terça-feira, dia 11, em São Paulo. Na ocasião, a bigtech também anunciou a chegada de recursos de inteligência artificial integrados ao Gmail e ao Docs. O vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, James Newcomb, ressaltou que a empresa quer estar na “fronteira do desenvolvimento da IA”, com um sistema que “seja útil” para as pessoas.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.