Banco Central quer viabilizar o pagamento por Pix via aproximação

O BC está trabalhando em uma associação com carteiras digitais para possibilitar que o Pix possa ser feito através de aproximação

Banco Central quer viabilizar o pagamento por Pix via aproximação Banco Central quer viabilizar o pagamento por Pix via aproximação

O Banco Central do Brasil (BC) quer viabilizar o pagamento por Pix Via aproximação, a informação foi revelada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, em palestra durante um evento promovido pelo Valor Capital Group, que aconteceu em São Paulo, na última terça-feira, dia 11. Para possibilitar a funcionalidade, o Banco Central está fazendo uma associação com carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay. 

De acordo com Campos, às vezes as pessoas usam cartão de crédito no lugar de Pix apenas pela possibilidade de pagar por aproximação, pensando nisso a autarquia está trabalhando para tornar a funcionalidade possível. Durante o evento, o presidente ainda exibiu uma apresentação mostrando o crescimento do Pix desde seu início, em 2020. Atualmente, são 754 milhões de chaves Pix ativas.

A ideia do Pix por aproximação surgiu recentemente, enquanto o BC estava trabalhando no Pix Automático, ressaltou Campos. A modalidade pagamento instantâneo Pix vem sendo um completo sucesso desde o seu lançamento, na última sexta-feira, dia 7, as transações via PIX registraram um novo recorde, com 206,8 milhões de operações em um único dia. As transações somaram R$ 90,9 bilhões, valor que também é recorde.

Fonte: G1. Foto: Divulgação.