Menos de um ano após o lançamento do chatbot LuzIA no WhatsApp, a funcionalidade foi descontinuada. O encerramento da ferramenta dentro da plataforma aconteceu devido ao seu alto custo. Para utilizar a API do WhatsApp, a empresa responsável cobra por conversas iniciadas pelos usuários a cada 24 horas, com preços diferenciados por categoria e país.
O recurso foi lançado no ano passado e chegou a atingir 20 milhões de usuários em seis meses. O chatbot deixou de funcionar em maio e, atualmente, usuários que tentam utilizá-lo recebem um aviso de que a função está indisponível no WhatsApp em razão dos custos, mas que a LuzIA ainda pode ser utilizada através de um aplicativo próprio.
A LuzIA é uma assistente inteligente, com ela é possível realizar diversas tarefas através de comandos, como gerar imagens, transcrever áudios, traduzir e criar textos, a tecnologia ainda possui compatibilidade com outras inteligências artificiais, como o ChatGPT, da OpenAI. O chatbot foi encerrado no WhatsApp, mas segue funcionando na plataforma Telegram.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.