A Neuralink, companhia de implantes neurais, recebeu permissão da Food and Drugs Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, para realizar cirurgia de implante de um chip no cérebro de um segundo paciente humano. O chip Telepathy funciona através da detecção de sinais cerebrais, que são convertidos em comandos remotos usados para controlar um telefone ou computador.
O primeiro paciente a passar por implante da Neuralink foi Noland Arbaugh, um homem tetraplégico. Nos meses seguintes da cirurgia, que aconteceu no dia 28 de janeiro deste ano, Arbaugh conseguiu mexer o cursor de um mouse “com a mente”. Entretanto, no dia 9 de maio, foi informado que o paciente teve problemas com o implante, que se soltou do cérebro.
Para evitar o problema relatado com o primeiro paciente, a Neuralink quer inserir os chips mais ao fundo do cérebro. Elon Musk, que é responsável pela startup, defende que as pesquisas e testes da Neuralink sejam concentrados em pessoas com deficiências que possam ser beneficiadas pelo implante, ele afirma que a Neuralink tentará curar cegueira após ver sucesso em testes com primatas.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.