O governo do Estado do Rio Grande do Sul está disponibilizando uma plataforma, desenvolvida em parceria com uma startup gaúcha, para conectar demandas de abrigos e de instituições que estão ajudando vítimas das enchentes à população e às empresas interessadas em contribuir. A ferramenta é um espaço onde os abrigos, organizações não governamentais e instituições podem se cadastrar e indicar os itens que estão necessitando.
Uma checagem prévia sobre a instituição é realizada para garantir que ela está atuando em prol das vítimas das enchentes. Assim que as informações ficam disponíveis, os interessados em doar podem visualizar as demandas e escolher a solicitação que querem atender. Após a demanda ser atendida, as instituições devem atualizar o site a fim de evitar a sobreposição de doações. Os próprios abrigos podem fazer troca de doações entre si.
A iniciativa foi desenvolvida gratuitamente pela startup WideLabs em parceria com o governo gaúcho, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Segundo a titular da Sict, Simone Stülp, o sistema trará agilidade e acerto nas doações encaminhadas pela população.
“Acreditamos que estabelecer esse fluxo é muito importante para que os itens certos cheguem aos locais com aquela demanda específica. A população gaúcha já está dando um show de solidariedade, o que nos enche de orgulho, e essa ferramenta pretende facilitar o processo”, ressalta Stülp .
O link para cadastro de instituição ou abrigo pode ser acessado clicando aqui.
Fonte: Governo RS. Foto: Divulgação.