A Força Aérea Brasileira (FAB) está utilizando o drone RQ-900 Hermes para auxiliar no resgate de vítimas das enchentes que estão acontecendo no Rio Grande do Sul. A aeronave, fabricada pela empresa israelense Elbit Systems, pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM) e é pilotada remotamente, o gerenciamento é feito de forma autônoma, através do sistema de controle de solo Hermes (GCS).
O modelo é da classe multifunção, média altitude e longa resistência (MALE). Equipado com diversos sensores de alto desempenho, ele possibilita análises em tempo real das áreas expostas, auxiliando no mapeamento e modelagem, permitindo ainda a mensuração da população em risco na área de estudo. Ele conta com aviônicos modernos, como rádio de controle de tráfego aéreo (ATC), retransmissor de rádio e transponder de identificação de amigo ou inimigo (IFF).
O RQ-900 é capaz de atingir 9,1 mil metros, sua autonomia é de 36 horas e pode carregar até 350kg. O Brasil possui mais duas unidades do drone, o país assinou um acordo de aquisição com a AEL Sistemas, subsidiária local da Elbit Systems, em 2021. Conforme a FAB, o objetivo era aumentar a sua “capacidade operacional”, especialmente na tarefa de inteligência artificial, vigilância e reconhecimento.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.