Oito jornais dos EUA entram com ação contra OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais

Os veículos de comunicação afirmam que as empresas usaram seu conteúdo sem autorização para treinar chatbots de IA

Oito jornais dos EUA entram com ação contra OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais Oito jornais dos EUA entram com ação contra OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais

Oito jornais americanos estão processando a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos autorais ao treinarem seus sistemas de inteligência artificial (IA) com conteúdos dos veículos de comunicação. A ação judicial foi protocolada na terça-feira, 30, no Distrito Sul de Nova York e se soma a outro processo movido pelo The New York Times em dezembro, com a mesma motivação, ambas as ações estão sendo representadas pela mesma empresa de advocacia. 

Os jornais pertencem à empresa Alden Global Capital, fundo de investimento com sede na Flórida e acusam as bigtechs de se apropriarem de milhões de artigos protegidos por direitos autorais sem permissão e pagamento no treinamento de suas inteligências artificiais generativas por trás dos chatbots ChatGPT e Copilot. A Microsoft e a OpenAI foram acusadas ainda de atribuir informações enganosas ou equivocadas às publicações.  

“Esta ação se deve ao fato de os acusados terem roubado milhões de artigos protegidos por direitos autorais dos veículos sem pagar para impulsionar a comercialização dos seus produtos de inteligência artificial generativa”, diz o documento judicial. “Como mostrará esta ação, os acusados têm que obter o consentimento dos veículos para usar o seu conteúdo, e pagar um valor justo por isso”.

A OpenAI destacou que é cuidadosa com seus produtos e seu processo de design, para “apoiar as organizações de notícias”, mas não citou as acusações em específico. Em resposta à ação movida pelo The New York Times no final do ano passado, a empresa levantou o argumento que recorrer a dados disponíveis publicamente para treinar sua IA constitui um uso legítimo.

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.